Sazonalidade das frutas e hortaliças
Postado em Sazonalidade
Última atualização em 16 de Janeiro de 2017.
Uma boa parceria com a Natureza exige o conhecimento do comportamento de cada planta e o da sua melhor região de produção e época de plantio (luz, temperatura, fertilidade do solo, altitude, relevo). O plantio na melhor época e região permite maior produção por área (produtividade), melhor qualidade, menor custo de produção, menor ocorrência de pragas e doenças e menor aplicação de insumos como defensivos, menor custo e melhor qualidade do produto para o consumidor.
O Brasil é grande em área, população, diversidade, complexidade. Cento e noventa milhões de habitantes, concentrados em grandes aglomerações urbanas, ocupam 850 milhões de hectares, situados entre as latitudes +5º16'20" N e -33º44'32" S e as longitudes -34º45'54"L e -73º59'32" e altitudes que variam entre 0 e 2.994 metros. A diversidade geográfica do Brasil garante, para muitas frutas e hortaliças, a existência de diferentes origens de produção em diferentes épocas do ano.
O Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP, também conhecido como a Ceasa de São Paulo, é um dos maiores entrepostos de abastecimento de frutas e hortaliças do mundo. Nos últimos três anos, horticultores de 2.500 dos 5.560 municípios brasileiros, 25 dos 27 estados brasileiros e doze países enviaram produtos para serem comercializados na Ceasa de São Paulo. Ela concentra 38% das frutas e 30% das hortaliças comercializadas nas principais ceasas brasileiras.
O conhecimento do tempo certo para cada fruta e hortaliça permite o planejamento da compra na época de menor preço e melhor qualidade, o crescimento do volume comercializado e clientes mais felizes.
Utilize a Tabela de Sazonalidade para adquirir e consumir cada fruta e hortaliça na sua melhor época, no tempo certo. Ela está disponível no Hortipédia, para cada fruta e hortaliça.